Locarmais

Se você é um proprietário de imóveis provavelmente já teve que lidar com alguma situação difícil antes, durante ou depois do processo de aluguel. Existem alguns erros comuns que são cometidos e que podem ser evitados, então fique atento à lista a seguir:

1 – Mau estado de conservação

Anunciar um imóvel onde o inquilino encontrará paredes sujas, revestimentos quebrados, instalações falhando e quaisquer outros problemas estéticos ou estruturais pode ser uma grande perda de tempo para o proprietário. Quando um imóvel necessita de grande investimento para ser habitável o valor do aluguel tende a despencar, já que o inquilino arcará com esses custos sozinho.

Sabemos que é natural que haja desgaste entre um inquilino e outro, inclusive se o imóvel foi residência do proprietário, mas é importante executar pequenas reformas para que o imóvel não perca valor.

Por isso também é importante fazer cumprir as condições de vistoria no momento de saída de um inquilino, para que ele arque com eventuais danos que lhe caiba responsabilidade. Nós já fizemos uma postagem sobre a importância da vistoria e também já falamos sobre esta ser uma das garantias do aluguel com a Locarmais, já que cobrimos em até 16x o valor de danos no imóvel caso o inquilino fique inadimplente.

2 – Restrições

Restringir demais o uso do imóvel pode ser outro tiro pela culatra. Alguns proprietários não querem crianças ou animais de estimação, o que limita muito a quantidade de pessoas que se interessam pelo imóvel. 

Proibir modificações pequenas no imóvel também é algo que pode afastar interessados: desautorizar furos nas paredes, pinturas coloridas e outras coisas que são facilmente reversíveis não fazem muito sentido e podem estar atrapalhando seus negócios.

Quando o aluguel é feito com contrato, as condições do imóvel devem ser devolvidas do mesmo modo com que foram recebidas, portanto não há com o que se preocupar.

3 – Ausência de móveis essenciais

Muitos inquilinos buscam um local para morar imediatamente e a falta de móveis essenciais pode ser um grande motivo para escolherem outro imóvel que não seja o seu. 

Ter ao menos armários na cozinha e banheiro já é algo que agrada muito os inquilinos, principalmente em aluguéis de menor padrão. É um investimento que ficará para sempre no imóvel, portanto é de se considerar.

4 – Limitar as garantias locatícias

Dentre as garantias locatícias temos a opção de caução, fiança, seguro fiança ou cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento. O proprietário pode exigir que a imobiliária ofereça todas as modalidades ou apenas uma específica, o que nem sempre é algo bom.

Não é fácil encontrar um fiador elegível, ainda mais quando em alguns processos de aluguel se exige que ele tenha dois imóveis no nome, resida no mesmo município, entre outros. Caução também pode ser uma complicação dependendo do inquilino, já que geralmente o valor desta garantia são três aluguéis e isso pode pesar no bolso. 

O melhor a se fazer é oferecer o aluguel sem fiador e sem caução através da garantia locatícia da Locarmais, assim o inquilino pode alugar o imóvel de maneira fácil e rápida e o proprietário permanece com todas as garantias de que receberá o dinheiro.

Para alugar com a Locarmais é necessário entrar em contato com uma imobiliária e solicitar nossos benefícios. Entre em contato com nossos especialistas para tirar qualquer dúvida, clique aqui

5 – Anunciar em muitas imobiliárias

Quando um inquilino vê um anúncio da mesma casa ou apartamento em muitos portais imobiliários ele pode ter a impressão de que este imóvel está encalhado ou que possui graves problemas. 

O melhor a se fazer é encontrar uma boa imobiliária de confiança e anunciar somente nela, de modo a não desvalorizar seu imóvel. Muitos anúncios abrem margens para muitas negociações, que serão feitas de maneiras boas e outras  ruins, o que pode fazer com que o preço do aluguel acabe caindo na hora de fechar o contrato.

Evite todos esses erros, seja um proprietário parceiro Locarmais e alugue de maneira garantida!

Inscreva-se para notícias dicas mercado imobiliário |